Miss Plus Size

CONFIRA AS MODELOS SELECIONADAS:

 
ADRIANA CASTRO DA SILVA Núcleo Bandeira
Adriana Soares da Silva Cruzeiro
Alexandra Lourenço Moisés Águas Claras
Amanda Larissa Teixeira de Farias Lemos  Por-do-sol e Sol Nascente
Ana Paula Alves de Araújo São Sebastião
Andréa Caroline Gomes da Cruz Vicente Pires
Andréia Brandão Itapoa
CAROLINE DE SOUZA FURTADO Jardim Botânico
Ceiça Araújo Octogonal/Sudoeste
Daiane Souza Guedes Guará
Gabriela Costa Lopes Josino Candangolândia
JENIFER RICARDA DE MELO  Planaltina
Kamila Vianna de Oliveira  Fercal
Katarine Ferreira Barbosa Ceilândia
Katia Aparecida Silva Alves  Samambaia
Klebyana Sheyla Silva Leite  Arniqueiras
Lidia Caroline de Carvalho Cruz bettiol Correa Plano Piloto
Lilian Nonato Roberto Lago Norte
Luiza Ghabriella Nascimento Lima  SIA
Lynda Evellin Rodrigues de Oliveira Varjão
Marcia Rodrigues Lima  Sobradinho 2
Mariany Cristina de Sousa Scarpelo Santa Maria
Mônica Loures de Abreu Recanto das Emas
Nailene Bezerra da Cruz  Lago Sul
Núbia Malta de Souza  Riacho Fundo 1
Priscilla Motta Andersen Trindade  Sobradinho
Rebeca Maria de Sousa Park Way
Rosangela Tavares dos Santos Pereira Riacho Fundo 2
Severina Silva do Nascimento Teixeira Estrutural
Silvana Vasconcelos dos Reis Brazlandia
Thais Lemos Teixeira Paranoá
Valeria Cristina Freitas Costa Taguatinga

 

 

 

 

 

SOBRE O PROJETO:

TÍTULO DO PROJETO: MISS PLUS MODEL
PERÍODO DE EXECUÇÃO:  16 SEMANAS (4 MESES)
INÍCIO: 01/12 (DEZEMBRO) 2021
DESCRIÇÃO DO OBJETO: Realização de uma mostra audiovisual virtual Inclusiva e um workshop presencial de direção de imagem, poses e fotografia com 33 mulheres PLUS SIZE (Manequim acima de 46) cada uma representando 1 Região administrativa do Distrito Federal, além da distribuição para cada contemplada de 1 obra literária com temática de superação a Gordofobia.

JUSTIFICATIVA:  A proposta do projeto vai de encontro ao que é orientado no Art. 49 da LOC pois abraça diversas vertentes no âmbito cultural, entre elas a Artes Visuais pois contará com uma mostra fotográfica, audiovisual pois envolverá a produção de vídeos e fotografia em caráter educacional através de sua oficina e a literatura pois envolverá a contação de história e distribuição de obra literária com relação a temática de combate a Gordofobia, possuindo também uma grande importância social, pois além de ser totalmente gratuito irá oferecer ajuda de custo para todas as alunas selecionadas.           
O Miss Plus Size também irá promover a arte inclusiva e fomentar as produções culturais artísticas das pessoas com deficiência, contemplando em seu quadro de alunas Pessoa(s) com deficiência física ou cognitiva, além de todo material produzido para a mostra ter acessibilidade através da inserção de Libras e audiodescrição, estando em conformidade com a Lei Nº 6858 de 27/05/2021 que Dispõe sobre a garantia de acessibilidade dos deficientes visuais aos projetos culturais patrocinados ou fomentados com verba pública no Distrito Federal.          

Durante a realização das oficinas o projeto também irá fomentar a economia criativa pois irá ensinar as meninas a trabalharem e a explorarem o mercado de modelo Plus Size que apesar da pandemia, o mercado Plus Size cresceu 10% em 2020, movimentando aproximadamente R$5 bilhões por ano, segundo os dados do relatório da Associação Brasil Plus Size (ABPS).

A falta de personalização de itens de moda é o maior desafio para esse público, que não consegue encontrar produtos que atendam a seu estilo pessoal com facilidade. Uma vez que as principais marcas de moda ainda não atendem completamente essas necessidades, muitos empreendedores estão entrando nesse segmento para atender ao público que busca por mais identidade, personalidade e variedade de modelos. Sendo assim, além de oferecer produtos com mais variedade de modelos e tamanhos, as empresas precisam incluir pessoas com diferentes corpos também em todas as suas formas de comunicação e divulgação dos produtos. Para que as marcas dialoguem e atendam esse público, é preciso conhecê-lo com mais profundidade, entendendo quais são suas reais necessidades e desejos.         

O projeto não faz de maneira alguma apologia nem veneração à obesidade, mas luta veementemente contra qualquer tipo de preconceito sofrido por mulheres obesas. Esse grupo uniu-se em prol do fim ao preconceito, pois o sofreram na pele, durante muito tempo, resolveram então dar um basta.          Há onze anos, o Grupo BSB PLUS SIZE promove ações sociais que visam a conscientização da sociedade sobre esse grave problema de saúde que deve ser encarado e tratado com o maior respeito. Mulheres, crianças sofrem bullying nas ruas, em meios de transportes, em logradouros públicos. É preciso que isso pare e que os ofensores sejam devidamente punidos. Os vários tipos de obesidade têm causa psicológica, hormonal e fisiológica.

A obesidade não quer dizer indolência ou preguiça, até mesmo a falta de recursos financeiros impede uma dieta alimentar adequada. O projeto propõe através de campanhas sociais a aceitação e valorização da mulher obesa, além de lutar por direitos inerentes à ela por ser portadora de doença crônica.          

O grupo em uma dessas campanhas sugeriu a criação de um polo específico para o tratamento de obesidade no DF, com profissionais multidisciplinares, para um tratamento global dessas pessoas. Mas a campanha que obteve o maior êxito nesses três anos foi a do PSIU! DIGA NÃO AO PRECONCEITO. SILENCIE A GORDOFOBIA! Ela partiu da componente do Grupo e responsável pelas ações sociais do grupo, Ana Paula Damasceno, que através de uma fotografia, num gesto de pedir silêncio, lançada em uma rede social, estimulou mais de quatro mil pessoas a enviarem fotos com o mesmo gesto para a nossa página nessa rede social. A campanha ganhou visibilidade nacional e internacional através de sites e redes sociais após foto feita por quatro Plus Size, em frente ao Congresso Nacional, Essa campanha contra a GORDOFOBIA, atingiu uma divulgação além do imaginável.

A BSB PLUS SIZE recebeu comunicações de diversos lugares do mundo, manifestações de apoio de várias partes do Brasil e do mundo com muitas adesões ao movimento.   

Abaixo segue algumas ponderações a serem consideradas com relação ao projeto:  

Medidas tomadas em relação às orientações da OMS e decretos vigentes do DF: As gravações e oficinas se darão observando as orientações de distanciamento social uso de máscara, e álcool gel durante todas as etapas do projeto.

Qual o período que o site estará disponível para a comunidade?
o site permanecerá online pelo período mínimo de 1 ano.  

DETALHAMENTO DAS AÇÕES: O Projeto ocorrerá de forma hibrida, sendo uma amostra audiovisual virtual inclusiva, com tradução em Libras a audiodescrição de todo o conteúdo do site (www.brasiliaplussize.com.br), onde serão exibido os ensaios fotográficos de todas as 33 participantes do projeto em conformidade com a Lei Nº 6858 DE 27/05/2021 que Dispõe sobre a garantia de acessibilidade dos deficientes visuais aos projetos culturais patrocinados ou fomentados com verba pública no Distrito Federal. A realização da seleção das 33 participantes se dará através de inscrição no site do projeto (www.brasiliaplussize.com.br) conforme critérios pré-estabelecidos e informados no ato da inscrição, sendo necessária a inclusão de no mínimo 3,03% do total dos participante PCD.

A amostra audiovisual contará com release falando da região administrativa e sua representante, 1 foto principal de destaque e mais 6 complementares para cada participante, totalizando 231 fotos expostas e 1 vídeo em alta resolução com informativo de até 2 min. falando sobre a proposta do projeto. O Workshop Presencial De Direção De Imagem, Poses E Fotografia ocorrerá na Faculdade horizonte (910 Sul Modulo A) nos dias 08 e 15 de Janeiro de 2022 das 10.00 as 17.00 horas. Entre as aulas será destinado um momento para contação de histórias e palestras acerca da pauta do projeto que é o combate a Gordofobia, além da distribuição gratuita de um livro relacionada a temática.

OBJETIVOS E METAS:

Objetivo Gerais:
Combater o preconceito e discriminação Valorizar a autoestima de pessoas com sobrepeso/obesidade

Difundir a cultura do audiovisual.

Fomentar a utilização das novas mídias para fins profissionais e inclusivos.

Fomentar a inclusão social nas produções audiovisual Combater a Gordofobia

Objetivos Específicos.
Fomentar a inserção de pessoas com sobrepeso/obesidade em trabalhos audiovisuais.

Distribuir de forma gratuita 33 livros sobre a temática de superação a obesidade

Realizar uma mostra audiovisual online inclusiva com 33 modelos Plus Size

Realizar um Workshop De Direção De Imagem, Poses e Fotografia.  

META [1] – PRÉ PRODUÇÃO 01/12/2021 a 31/12/2021: Será realizada a Contratação de Toda equipe técnica necessária para viabilização do projeto, reunião geral para delegar as funções e repassar os objetivos e metas do projeto, Criação e Elaboração de estrutura do site, Abertura das Inscrições no web site: (www.brasiliaplussize.com.br), Seleção de modelos inscritas e a Divulgação dos Resultados.  

META [2] – PRODUÇÃO 08/01/2022 a 15/03/2022:   Realização do Workshop De Direção De Imagem, Poses e Fotografia. Realização dos ensaios fotográficos entre os dias 24 de Janeiro à 24 de Fevereiro sendo informado a comissão de fiscalização os dias e horários com exatidão dos ensaios com antecedência, pois serão feitos em locais aberto, logo estarão sujeito as ações do tempo. Abertura de campanha de exposição do material audiovisual e de conscientização contra a Gordofobia no dia 01 de março de 2022 a 15 de março de 2022  

META [3] – PÓS-PRODUÇÃO 16/03/2022 a 01/04/2022: Realização de pesquisa de satisfação com os participantes e elaboração de prestação de contas.

PÚBLICO-ALVO BENEFICIADO: Pessoas que enfrentam problema com sobrepeso/obesidade

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por Dentro!