Quem Somos

SOBRE O INSTITUTO

Originária da Associação de Moradores do Recanto das Emas no ano de 1999, alguns anos depois de sua fundação, percebendo a necessidade de mais dinamismo e vendo a carência de aplicação de políticas públicas voltadas para as mulheres do DF as mulheres da Associação criaram o movimento comunitário Recanto Mulher. O objetivo principal era o Empoderamento das comunidades periféricas e das minorias em vulnerabilidade social.

Com o fortalecimento do movimento Recanto Mulher, sempre vinculado a Associação de moradores, surgiu a necessidade de institucionalização do movimento. Devido à grande movimentação de ações e atividades envolvendo as mulheres atuantes nas atividades da Associação, a assembleia geral se reuniu em cinco de dezembro de 2018 para reformular a missão e visão institucionais da Associação. Surge então o Instituto EVA  – Empoderamento, Valorização e Autoestima, focado somente na aplicação das políticas pública para as mulheres do Distrito Federal. É a primeira organização da sociedade civil voltada exclusivamente para as políticas públicas e causas exclusivamente para as mulheres, especialmente aquelas voltadas para comunidades em vulnerabilidade social no Recanto das Emas, uma das Regiões do DF onde o projeto tem núcleos de fomento.

Em seu plano de trabalho para 2020 estão previstas várias atividades dentro e fora do calendário oficial do DF. Pretende-se alcançar o maior número de mulheres possível, com atividades continuadas, envolvendo uma rede social de de atores sociais para o Empoderamento de todas as mulheres do Distrito Federal. Só para se ter uma ideia do que move essa instituição, foram mais de 2000 audiências de custódia entre janeiro e fevereiro deste ano, todas envolvendo violência contra mulheres

NOSSAS AÇÕES

Acolhimento

O acolhimento é a primeira etapa do atendimento às mulheres. Acontece todos os dias, com exceção das segundas-feiras e aos domingos.

Psicoterapia

O Instituto EVA passou a contar com psicólogos voluntários. O atendimento é semanal, realizado nas quintas e sextas-feiras.

Atendimento de Saúde

A saúde das mulheres sempre esteve na pauta do coletivo. Ao longo dos anos foram realizados palestras, oficinas e cursos que abordam o assunto.

Assessoria Jurídica

Ofertamos, também, assistência jurídica oferecido por intermédio de parceria com escritório de advocacia, visando atendimento para mulheres em situação de risco

Cursos, Oficinas e Rodas de Conversa

Contribuir com a melhoria sócio familiar, capacitando as mulheres para pequenos empreendimentos afim de diminuir as dependências econômicas assistenciais

Acesso às Políticas Públicas

Outra Atividade que é a promoção do acesso às políticas públicas. Já foram firmadas parcerias com o Ministério Público

Depoimentos

Fique por Dentro!