Inscrições para a caminhada contra a violência
7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no dia 01 de dezembro de 2024, das 8 às 14h00, com largada às 9h00, em frente ao Estacionamento 13, nas proximidades do Ponto do Atleta, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília/DF.
O objetivo da mobilização, idealizada pelo Grupo Mulheres do Brasil há 8 anos, é unir a sociedade civil em torno do tema e promover a conscientização sobre a violência de gênero.
A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas” – uma campanha internacional de combate à violência idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito. No Brasil, a mobilização dura 21 dias, pois começa em 20 de novembro – no Dia Nacional da Consciência Negra, pelo fato de mulheres negras serem as maiores vítimas da violência –, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A participação do Instituto Eva nesta iniciativa é essencial para o fortalecimento da causa e a reafirmação do compromisso com valores humanitários que contribuem para um mundo mais justo e igualitário. Para tanto, estamos organizando uma ala exclusiva de participantes da parceria, com o mínimo de 15 (quinze) integrantes, com faixa personalizada contendo frase de impacto da Caminhada e logomarca parceira com a do Grupo Mulheres do Brasil.
O Grupo Mulheres do Brasil surgiu no ano de 2013, com o propósito de construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. Buscamos conectar as pessoas, ao colocarmos a serviço do Brasil a natureza feminina, que acolhe, cuida e faz acontecer. Atuamos voluntariamente em causas sociais, políticas e econômicas, por meio do apoio a projetos já existentes, além da criação de novas iniciativas que promovam a transformação do nosso país. Somos um coletivo suprapartidário com mais de 126 mil mulheres presentes em 152 núcleos nacionais e em 23 países com comunidades de mulheres brasileiras.
No Distrito Federal, os trabalhos do Grupo foram iniciados em agosto de 2017, e, dentre as iniciativas dos comitês temáticos que trabalham causas com foco na mulher, realizamos, também, encontros periódicos para debater temas relacionados ao propósito do Grupo, além de propor ações que ajudem a transformar a vida das pessoas que escolheram viver e trabalhar na nossa cidade.